google joguinho do Governo atende STF e indígenas e regulamenta poder de polícia da Funai

data de lançamento:2025-02-20 10:44    tempo visitado:119

O presidente Lula (PT) assinou nesta segunda-feira (3) um decreto para regulamentar o poder de polícia da Funai. Agoragoogle joguinho do, os servidores da autarquia poderão notificar infratores e apreender e destruir instrumentos usados para violar os direitos dos povos indígenas.

fortune tigerfortune tiger

O decreto atende determinação do STF, atendendo reivindicação da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). Apesar de a lei que criou a Funai, de 1967, prever poder de polícia para os agentes, isso nunca foi, de fato, posto em prática. Isso porque o texto era vago sobre quais as situações em que isso pode ocorrer.

0 Áreas de garimpo ilegal próximas a aldeia Turedjam, na Terra Indígena Kayapo, localizada no sul do Para - Lalo de Almeida - 10.mai.23/Folhapress fortune tiger jogoMedida permite que agentes: Interditem ou restrinjam acesso de terceiros a terras indígenas por prazo determinado; Expeçam notificação de medida cautelar em caso de infração com prazo, sob pena de evoluir para um processo administrativo ou judicial; Determinem a retirada compulsória de invasores quando houver risco para os povos ou terras indígenas; Restrinjam acesso de terceiros às terras indígenas e áreas em que houver indígenas isolados; Solicitem colaboração de órgãos de controle e repressão, como as polícias; Lacrem instalações usadas para infrações; Apreendam ou destruam, em casos excepcionais, objetos usados para infrações

A regulamentação do poder de polícia da Funai era reivindicação antiga dos servidores da autarquia. O tema voltou ao debate após o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na terra indígena do Vale do Javari (AM), em 2022.

Bingo Online Brasil18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta! Cadastre-se agora mesmo e jogue. RA1000. Depósito a partir de R$ 1. Melhores Cotações. As Melhores Odds.

Tramita ainda no Congresso um projeto de lei para permitir que os agentes de campo da Funai tenham porte de arma de fogo. O texto foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em outubro passado, e precisa ser pautado no plenário da Casa para avançar.

As terras indígenas são fiscalizadas principalmente pela Funai. Em 2023google joguinho do, último relatório disponível, 208 indígenas foram mortos, 15% a mais do que no ano anterior, segundo informativo do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Não há dados oficiais publicados até o momento. O Ministério dos Povos Indígenas disse que deve divulgar esses dados ainda neste ano, por meio de uma parceria com o Banco Mundial.