data de lançamento:2025-04-04 21:16 tempo visitado:81
O presidente Luís Roberto Barrosofortune tiger ilegal, do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que o Brasil conseguiu superar ciclos do atraso, citando vários momentos de instabilidade política do país, incluindo o que chamou de sobressaltos recentes.
"Nós conseguimos nesses 40 anos percorrer todos os ciclos do atraso e apesar de um ou outro sobressalto mais recente conseguimos preservar a institucionalidade", afirmou.
O ministro lembrou que o Brasil passou por inúmeras tentativas de golpes ao longo de sua história, até a promulgação da Constituição Federal em 1988 e a conquista de estabilidade institucional e monetária e inclusão social.
A declaração foi dada na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (19).
"Com todas as circunstâncias, dificuldades e algumas atecnicalidades, foi a Constituição Federal que fez a transição bem sucedida de um regime autoritário, intolerante e muitas vezes violento para um Estado democrático de direito. Este é um fato que todos nós que ensinamos direito constitucional gostamos de destacar porque a história do Brasil sempre foi a história da quebra da legalidade ou da tentativa da quebra da legalidade", disse.
Durante a sessão, Alexandre de Moraes também comentou o tema. De acordo com ele, a redemocratização com a Constituição Federal não evitam crises, mas solucionam e permitem as instituições solucionar essas crises.
"Nesses 40 anos de redemocratização, tivemos várias crises, mas todas elas resolvidas de forma institucional e graças à Constituição", disse.
O presidente da corte também esteve, pela manhã, no Congresso Nacional em sessão solene em homenagem aos 40 anos da redemocratização, no plenário da Câmara dos Deputados. Também estiveram presentes autoridades dos Três Poderes, entre elas os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
jogo do tiger Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
fortune tiger jogoassine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/03/barroso-cita-sobressaltos-recentes-a-democracia-e-diz-que-brasil-conseguiu-superar-ciclos-do-atraso.shtml ComentáriosRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
ZA9BET™ I Apostas Esportivas | Retorno Antes da Conclusão Mudança em projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa acaba com brecha que beneficiaria BolsonaroAlteração impede uso de texto por ex-presidente; grupo bolsonarista foca PL da Anistia, apesar de entraves
19.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Na CasaFolha, ex-diretor da OMS explica a 039;gerontolescência039;, a adolescência antes da velhiceAlexandre Kalache discute mudanças no processo de envelhecimento e dá dicas para uma vida saudável
Jogo Fortune Tiger 19.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Proposta do IR e da taxação dos mais ricos sepulta reforma para reduzir tributação de empresasPara equipe econômica, mesmo com mudanças apresentadas, companhias ainda têm carga menor que em países da OCDE
20.mar.2025 às 4h00 fortune tiger jogoCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok